O trabalho de  consultoria de marketing médico tem importante semelhança com o trabalho diário de um médico.

Quando vamos ao atendimento em saúde, seja por conta de algum sintoma indesejável, ou mesmo para um acompanhamento para prevenção ou melhoria da qualidade de vida, não existe possibilidade alguma de o profissional prescrever algum encaminhamento se ele não solicitar exames. 

Você sabe, né doutor, fechar um diagnóstico é uma tarefa complexa que exige muito de suas habilidades e competências adquiridas ao longo de sua experiência enquanto profissional da saúde. 

O processo envolve a identificação de sinais e sintomas, desenvolvimento de raciocínio clínico e correta leitura dos exames e histórico do paciente. 

O médico precisa entender a real situação do nosso organismo a partir de dados e fatos. 

Senão, tudo seria mera especulação…

O nosso trabalho em consultoria de comunicação e marketing para hospitais, clínicas,  médicos e profissionais da saúde se assemelha muito no sentido de que não existe possibilidade alguma de trabalhar o desenvolvimento de qualquer plano estratégico sem um estudo prévio que direcione o que, de fato, deve ser feito. 

Senão, tudo seria mera especulação, tudo seria falácia. Falatório! 

É preciso entender aspectos relacionados às forças e fraquezas da clínica, consultório ou marca pessoal. 

Quando falo isso, estou me referindo, por exemplo,  a um entendimento profundo em relação às competências e habilidades dos profissionais envolvidos, aos processos internos que entregam valor aos pacientes e demais públicos e, ainda, às condições atuais em que as comunicações e interações são realizadas, bem como suas implicações que impedem o aumento de faturamento da clínica. 

Assim como um médico não deve desprezar as condições ambientais e culturais em que seus pacientes vivem (já que tudo isso têm impacto direto sobre o indivíduo), nós,  consultores,  também temos um papel fundamental de leitura e interpretação do ambiente em que o cliente está envolvido. 

Pesquisamos questões relacionadas ao comportamento dos pacientes, nível de satisfação, perfil de paciente ideal, concorrentes, tendências na saúde e assim vai… 

Somente a partir de um diagnóstico ambiental, considerando o ambiente externo e o ambiente interno, é que  podemos pensar em objetivos a serem alcançados e as ações necessárias para tanto. 

Viu só?!  Você imaginava possível esta comparação?