Um passo muito importante na carreira de um profissional da saúde é quando ele decide empreender e conquistar seu lugar ao sol com uma clínica própria ou em conjunto com outros profissionais.
Se esse é o seu caso, é muito importante entender que o primeiro passo é pensar sobre qual é o modelo de negócios que você pretende implantar… Isso irá nortear tudo!
Um modelo de negócio descreve a lógica de criação e captura de valor de um dado empreendimento. Ou seja, cada modelo de negócios é único e pode ser construído com muita criatividade e inovação.
No entanto, quero listar para vocês 5 modelos de negócios diferentes que podem ser pensados e planejados no setor da saúde:
1- Clínicas Populares: aqui o planejamento deve considerar baixos custos operacionais para que consigamos entregar para o paciente consultas a preços baixos. São alternativas a pacientes que não possuem plano de saúde e precisam de assistência médica, mas não querem recorrer ao SUS.
2- Franquias: os diferenciais para quem quer investir nesse tipo de negócio estão atrelados a marca da franquia em questão. Se a franqueadora já tem um histórico e boa reputação, fica mais fácil conseguir pacientes e pautar o retorno sobre o investimento a partir do histórico apresentado pela marca.
3- Clínicas Integradas: é um modelo que integra diferentes profissionais, o que pode facilitar não somente o compartilhamento de recursos, mas também toda estratégia de marca. Caso haja uma gestão integrada de comunicação e marketing, os pacientes de uma especialidade podem se tornar pacientes de outra especialidade também.
4- Consultórios Especializados: são clínicas especializadas em um segmento específico na saúde. Exemplo: Centros Oftalmológicos, Centros Especializados no Tratamento de Obesidade e etc…
5- Clínicas de diagnóstico especializado: são negócios focados na realização de exames laboratoriais. O modelo poderá prever parcerias com hospitais, convênios e planos de saúde.
E aí, você já tinha este entendimento? Qual o modelo de negócios que faz mais sentido para você?